sexta-feira, 15 de maio de 2009

Os transportes públicos


Isto é para quem se queixa da Carris:

Na Venezuela os autocarros são os velhos e grandes autobuses que estão já quase em vias de extinção; mais popular são os "Carritos por puesto" que é um género mais pequeno e cada transporte têm um dono. Éste decide quando vai trabalhar e o tempo que o fará. O nome "por puesto" significa que ele só vai partir da paragem principal quando entender que têm suficientes lugares ("puestos") ocupados como para fazer rentável a viagem. (quem falou de horários?)

Uma vantagem têm sobre a Carris: para solicitar o servicio basta acenar com a mão, mesmo que fora das paragens, para ele parar. Cá não há nada disso de "se ele saiu da paragem é melhor nem correr detrás dele por que não vai abrir a porta" Os "choferes" dos "carritos" são tão bondadosos que nunca fecham a porta!, claro, é importante termos algum treino para apanhar vehículos em andamento se não queremos ficar a olhar os "carritos" a pasar.

Quando tenho de solicitar a paragem, ah! como me lembro dos belos tempos alfacinhas em que carregava o discreto botão "Stop". Cá, mais uma vez, é preciso ter um treino: o vocal (graças a Deus eu disponho de uma boa voz) mais por vezes somos traídos pelas nossas capacidades e quando tentamos dizer em alta voz com o melhor do machismo contido: "EEN LA PARADAAAA" por vezes sai é uma voz meio inmatura de adolescente, ao que cá chamam de "se te salió un gallo" e lá tenho de sair eu do carrito com o meu orgulho ferido.

7 comentários:

  1. ahahahah, lindo!!!!

    e, já agora, há passe? tickets? onde é que está indicada a carreira? paga-se como? leva-se o almoço ao homem?

    ResponderEliminar
  2. boas perguntas!
    o pago é uma vantagem: 1,5 bolívares (paí uns 0,14 euros)

    as carreiras é tema para um outro post (vou tratar do assunto)

    ResponderEliminar
  3. abaixo as horas marcadas! aposto que são todos felizes e bebem Malibu :D http://www.youtube.com/watch?v=hvElGnfZCAM

    ResponderEliminar
  4. (post anterior era meu, n percebo nada disto nem pq apareceu "maria"...)

    ResponderEliminar
  5. ahaha lindo! da próxima vez que apanhar um "Carrito" vou levar o meu Malibú

    ResponderEliminar
  6. e com tanto aperto aposto que existe prai muita criança que diz "mio padre és lo carrito de las 7h30 da manana"

    ResponderEliminar
  7. não, eles dizem: Iesquierdia, Dieriechia, en Frientie!

    ResponderEliminar